Realização

Apoio

Breve Histórico

Em abril de 2014, realizamos o I CONGRESSO NACIONAL JEAN-JACQUES ROUSSEAU – UFMA: IDIOSSINCRASIAS E DIÁLOGOS. Foi um enorme sucesso de público e de discussões sobre as questões suscitadas em torno do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau. Ultrapassou todas as expectativas, pois atingimos o número de mais de 1.000 inscritos, além de mais de 600 pessoas para cada minicurso. Todos os auditórios ficaram lotados durante toda a programação do evento. O Congresso foi uma iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau – UFMA/CNPq, que conseguiu integrar orientandos da iniciação científica, da Graduação, da Pós-Graduação, bem como de pesquisadores da comunidade acadêmica cujas pesquisas se relacionavam à obra do pensador genebrino Jean-Jacques Rousseau. Mas também, conseguiu reunir diversos pesquisadores de variadas áreas do conhecimento, pois o Congresso foi eminentemente interdisciplinar. Havia estudantes e professores de diversas Universidades Estaduais, Federais e Privadas de todo o Brasil, possibilitando um ambiente de alto nível acadêmico com as Conferências, as sessões de comunicações, as mesas redondas e seus minicursos. Além disso, o Congresso trouxe à Universidade Federal do Maranhão dez professores de renome nacional e internacional para participar ativamente do Congresso Rousseau. Portanto, o congresso conseguiu abarcar a diversidade de trabalhos e reflexões desenvolvidas atualmente no Brasil acerca da filosofia de Rousseau e suas implicações com as ciências humanas e sociais, e, nessa perspectiva, o I Congresso Nacional Rousseau inseriu a Universidade Federal do Maranhão no debate nacional sobre os temas estudados acerca desse autor.

Em setembro de 2014, realizamos o I Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) e do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau UFMA (GEPI Rousseau UFMA). O Seminário Internacional contou com a participação especial do professor Alain Grosrichard, na época, presidente da Société Jean-Jacques Rousseau – Membro do Comitê Editorial da nova edição das obras completas de Rousseau: Œuvres complètes de Jean-Jacques Rousseau, 20 volumes, ed. Classique Garnier, Paris. A Mediadora da Conferência foi a professora Maria Constança Peres Pissarra – PUC/SP. Com a conferência: Pensar o mal estar da civilização a partir da relação entre Rousseau e as Luzes, sem esquecer Freud e Lacan (Freud explicado por Rousseau). O professor Alain Grosrichard ministrou o Seminário Internacional: Os devaneios do caminhante solitário ou a última filosofia de Rousseau. Também tendo como mediadora e tradutora, a Professora Dra. Maria Constança Peres Pissarra – PUC/SP. Tivemos nesse grandioso evento, a Oficina de leitura dramática da peça teatral Narciso ou o Amante de si-mesmo do filósofo Jean-Jacques Rousseau, dirigida por Helderson Mariani Pires – Ator, encenador e professor de filosofia. Além disso, tivemos também a apresentação de alguns atos da Opereta “O Adivinho da aldeia” do filósofo Jean-Jacques Rousseau, pelo Grupo musical “Melodia” da UFMA, e, a Representação Teatral da Cena Lírica “Pigmalião” do filósofo Jean-Jacques Rousseau, pelo Grupo de teatro Cena Aberta, dirigida pelo Prof. Ms. Luiz Roberto Pazzini, no auditório Central da UFMA.

Em novembro de 2015, tivemos o evento MORAL E VIDA CIVILIZADA: DUAS INTERPRETAÇÕES ROUSSEAU E KANT, com o professor convidado Dr. Edmilson Menezes do NEPHEM/ UNIVERSIDADE DE SERGIPE – UFS, evento organizados pelos GEPIs Rousseau e Kant.

Em maio de 2016, realizamos o II CONGRESSO NACIONAL JEAN-JACQUES ROUSSEAU – UFMA: EDUCAÇÃO, LINGUAGEM, POLÍTICA E ESTÉTICA. Também obteve muito sucesso de público e de discussões sobre as questões suscitadas em torno do filósofo. O congresso conseguiu trazer mais de 16 pesquisadores convidados de outros estados, além de estudantes e professores de diversas Universidades Estaduais, Federais e Privadas de todo o Brasil. Tivemos a Representação Teatral “Devaneios do Bárbaro Solitário” Dramaturgia dirigida pelo Prof. Doutorando da PUC/SP Helder Mariani. A partir dos textos autobiográficos de Jean-Jacques Rousseau, fragmentos de sua obra literária e filosófica e também da obra de Voltaire. Dessa forma, o congresso tem cumprido com seu propósito, de abarcar as diversas discussões em torno do autor, além de ter promovido publicações em revistas especializadas sobre o filósofo.

Em junho de 2018, realizamos o I CONGRESSO INTERNACIONAL ROUSSEAU X KANT – UFMA, o III CONGRESSO NACIONAL JEAN-JACQUES ROUSSEAU – UFMA: ESTÉTICA & REPRESENTAÇÃO e o I CONGRESSO NACIONAL KANT-UFMA: LIBERDADE, JUSTICA E DIGNIDADE. Esses três eventos ocorreram a partir da iniciativa do GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA INTERDISCIPLINAR JEAN-JACQUES ROUSSEAU – UFMA/FAPEMA/CNPq (GEPI ROUSSEAU) e do GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM KANT – UFMA (GEPI KANT), coordenados respectivamente pelo Prof. Dr. Luciano da Silva Façanha e pela Profa. Dra. Zilmara de Jesus Viana de Carvalho. Os três Congressos centrados no mesmo evento, tiveram por objetivo a integração dos vários orientandos da iniciação científica, da Graduação e da Pós-Graduação, bem como de pesquisadores da comunidade acadêmica do país e do estrangeiro. Tivemos também a Apresentação Teatral: Uma leitura poética de fragmentos de KANT e ROUSSEAU Dramaturgia: Helder Mariani. Tal evento, foi um enorme sucesso e inseriu a Universidade Federal do Maranhão no debate internacional e nacional sobre os temas estudados acerca destes filósofos. Nestes 3 eventos em 1, oferecemos 4 minicursos ministrados pelos professores convidados, apresentações teatrais, mais de 20 convidados, do Brasil e do exterior, 41 participantes de outros estados, 150 apresentações e produções técnicas, 400 inscritos. Além da publicação de Cadernos de resumos com ISSN e a publicação de Anais, E-book e livro todos com ISBN, referentes ao evento.

Em abril de 2019, tivemos o Seminário de Pesquisa dos GEPIs Rousseau – Kant UFMA: Política, Estética e Representação em Rousseau e Kant. Evento de muito sucesso. Contou com a abril de 2019 – APRESENTAÇÃO TEATRAL – Leitura Dramática da Cena Lírica do Pigmalião do Filósofo Jean-Jacques Rousseau, dirigida pelo professor, ator e encenador Helder Mariani, da PUC/SP.

Em maio de 2021, tivemos o Encontro comemorativo dos 15 anos do GEPI ROUSSEAU UFMA/FAPEMA/CNPq, com a mediação do Professor Dr. Luciano Façanha e quatro convidados explanaram conferências comemorativas. Profa. Dra. Maria Constança Peres Pissarra PUC/SP: De uma ilha a outra; Profa. Dra. Custódia Alexandra Almeida Martins – Universidade do Minho – Portugal: Jean-Jacques Rousseau e os “espelhos da natureza”; Prof. Dr. Edmilson Menezes dos Santos (UFS): Patologias da mente e Sociedade: uma aproximação possível entre Kant e Rousseau?; Profa. Dra. Maria Olília Serra – UFMA: “Lembrai-vos do sentimento de Piedade: um imperativo de Rousseau em tempos sombrios.” O evento ocorreu pelo Canal YouTube do GEPI Rousseau UFMA: Gepi Rousseau UFMA.

%d blogueiros gostam disto: